Rabelados

Opinioes, artigos, de uma futura Jornalista! (Estou com fe)

sexta-feira, maio 13, 2005

Dedicacao



Africa, Minha Terra, Minha Gente!

Esta simbólica frase, citada por um escritor, será o mote para o meu desbafo. Depois de muito anos de sofrimento, ainda continuo, este meu povo lutador cultiva a esperanca de uma África prospera. Gente oprimida, pelos soberanos do mundo dividido, não geograficamente mas por escalas de poder. O passado fora injusto e agora no presente esforçamos-nos para um futuro melhor, para que nossos descendentes tenham o direito de viverem decentemente na sua terra natal. A emigração é o antibiótico, mas não cura a mágoa que nos vai na alma, porque estas já correm profundamente no sangue. Sai da sua terra, com grande vontade de triunfar, mas o triunfo está longe. Estudar, trabalhar com estatuto... nada fácil. Porquê? Documentação impossível... Outras chances: construção civil, mulher a dias, negócios clandestinos ou a melhor solução: voltar para a sua terra natal. Regressa, com frustração e com lágrimas de contentamento porque voltou para junto de sua África, sua Terra, sua Gente.

Com o pouco que temos, nós povo africano, conseguimos ser felizes, mesmo frustrados por não triunfarmos em outras moradas, nunca desistimos. A alegria é avassaladora e é essa alegria que faz de nós um povo edificador. Este nosso espírito sensibiliza muita gente que faz um juizo erróneo de nós e substima as nossas capacidades. Não temos poder em quantidade mas temos em qualidade. A nossa cultura e contagiante e está espalhada por todo o mundo. As nossas tradições estão em expansão, é sinal que estamos a ter uma boa aceitação. Para mim é muito gratificante.