Rabelados

Opinioes, artigos, de uma futura Jornalista! (Estou com fe)

sexta-feira, maio 13, 2005

Original vs Cópia



Muita gente nao tem oportunidade de adquirir Cd's originais, entao pedem a um amigo que grave, que envie via net ou mesmo sacam atravez dos vastos programas de download que existem. Acho que qualquer artista gosta de ser reconhecido pelo que faz, seja isso atraves copia, original...whatever. Sem duvida que as copias neste sentido promovem o fomento da divulgacao da musica.

Mas...

E claro que quem sai mais prejudicado e o artista. O esforco e dedicacao deveriam ser mais compesados. Afinal o album nao e apenas um meio de divulgacao, se o fosse nao seriam postos a venda mas seriam sim for free. Junta-se o util ao agradavel e obtem-se o dois em um: a satisfacao de realizar um album e divulga-lo e a obtencao de algum...Ponho a pequenissima hipotese que "nem todos fazem por dinheiro, mas SO por gosto", porque acredito que tambem ninguem o faca de graca. Nada e de graca...anyway.

Sinceramente este tema e um tanto ou quanto controverso. Acho que deveriam ser tomadas medidas que beneficiassem ambas as partes. Se um dia editar um album vou querer obter algum lucro pelo meu esforco, mas nao me sentirei frustrada se muitos dos cd's ouvidos sejam piratiados...E sinal que o meu trabalho esta a ser reconhecido, seja qual for o metodo de aquisicao.