Rabelados

Opinioes, artigos, de uma futura Jornalista! (Estou com fe)

sexta-feira, novembro 18, 2005

Genesis Nominal Pt. II

Depois de um momento de pausa chegou o time certo para prosseguir com o pendente artigo Genesis Nominal.Como devem ter reparado, na prirmeira parte do artigo, evidenciei sucintamente certas duvidas, suposicoes que surgem quando nao obtemos uma relacao concreta entre o nome e o possuidor deste.

Vou deixar de vagar e vou directa ao assunto. Depois de um pequeno ''trabalho jornalistico'' baseado em mini entrevistas, pequenas pesquisas, obti algumas respostas elucidativas (que possivelmente para muitos na sera nehuma novidade).

Entre variadissimas respostas que obti a mais surpreendente foi a do Valete ao dizer: Vi um programa na televisão sobre ilusionismo, em que se dizia que existia uma ideia mítica e supersticiosa, de quando os ilusionistas faziam um truque de cartas a uma pessoa, e se essa pessoa escolhesse a carta Valete, o truque não daria certo. Adorei a cena, era como se o Valete trouxesse a verdade ao de cima e não permitisse truques e farsas .O meu rap tem tudo a ver com isso. É a educação visual que te permite saber a verdade escondida. Incrivel a relacao que o Valete fez. A partir de um truque de cartas e com uma interpretacao consciente, conseguiu criar uma ideia peculiar e congruente que se enquadra claramente no seu repertório.

A vontade de instruir-me mais e mais levou-me para outras avenidas. E quem encontrei? Nada mais nada menos que Raptor: Raptor, derivado do nome VelocicRAPTOR, um dinossauro muito veloz que logo podemos associar e assimilar ao ritmo deste Mc de flow bastante célere. Raptor ,tambem, de uma juncao inteligente e logica que o caracteriza como RAP-TUTOR dai a abreviacao Raptor.

A minha caminhada nao ficou por aqui. Pesquisas e mais pesquisas ate chegar a sua magestade Lweji. Telma e Geny um dos nomes mais fortes do Hip Hop Feminino Portugues adoptaram o nome Lweji porque identificaram-se com a historia desta rainha do Imperio de Luanda que foi forçada a aceitar o trono e a ter de se fazer ouvir num mundo tipicamente masculino. E tal como ela,nós sentimos que num universo masculino como o do Hip Hop, nós também temos algo a dizer.

Com o slogan Supa Dupa Shor - Mulheres Alcool e punk rap encontrei Super Shor. Para os amigos apenas Shor, para outros Mega, um Mc com rimas de conteudo bastante explicito e sem papas na lingua. A sua explicacao para o nickname foi bem ''Shor'', mesmo a sua medida: Shor veio de Shorty que era o meu tag porque antes eu era bue pequeno. Abreviei para Shor para ser mais rapido no bombing. O Super apareceu numa rima. Gostei da juncao e ai ficou Super Shor.

Barras que levei ao longo dos anos de vivencia na tuga, das burocracias e barreiras que eles criaram ... Renegado, ex- Legiao Negra, achou adequado o seu pseudónimo pelo facto de ver muitas portas a serem fechadas, por ele ser estrangeiro e as dificuladades que muitos outros passam por nao estarem bem integrados numa ''nova sociedade'': Quando comecei a rimar, achei interessante esse nome porque nao só me identifica como Mc, como tambem espelha a realidade do povo a que pertenço, ou seja, é um nome que só por si relata a forma como muitos filhos da emigraçao se sentem, em primeiro lugar por serem quase obrigados a abandonar a pátria e em segundo por nao serem bem acolhidos no país de chegada.

Conductor , do Conjunto Ngonguenha, quando optou pelo seu nome artistico referia-se ao educar e ao direccionar de ideias para as mentes das pessoas.Com o tempo este Mc nascido em cuba -dai o apelidarem tambem de Cubano- comecou a produzir: Quando dei por mim o nome adpatava-se as duas vertentes... tanto nas produções como na parte Mc. Acho que foi um nome bem escolhido... é simples e directo.

SP. SEMPRE PURO, SEM PROBLEMAS SEM PERDOES. Tambem nao perdoei the brand new Mc, Beatboxer and R&B singer de umas explicaoes. Sao estes tres lemas que o caracterizam: Sempre Puro a musica que eu faco, nao faco nada so por fazer; Sem Problemas no sentido que nao tenho problemas em dizer o que sinto, o que penso e o que acho que esta mal; Sem Perdoes porque sou muito orgulhoso nao curto que ninguem me tente lixar na musica, portanto quem me f*** ta f*****. Com um conteudo bem mais elucidativo que o rotulo eis SP aka Skillzmaticamente Prodigioso.

Se ficaram impressionados com o que leram, esperem pelo resto.. Isto e apenas um sample!