Rabelados

Opinioes, artigos, de uma futura Jornalista! (Estou com fe)

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Hip Hop e o Sal


25 Agosto 2005


No dia 25 de agosto, numa noite quente de Verao, estava eu a prepar-me para ir a uma mega festa de Hip Hop...Essa era imperdivel! Um acontecimento inedito na tuga, mais ainda que a estreia de 50 cent. Nao adevinham? Clue: estava a prepar-me para ''Go go'' e sentir um pouco de ''Be''...E isso mesmo Commom Sense a vivo e a cores no Portugal do Hip Hop dos pequeninos.
Sai de casa. Era um daqueles dias que so se estava bem sozinha. Apanhei o meu bus e fui la eu directamente para o Comvento Club. Ja estava atrasada! Pensei ca para mim: ''Aposto que quando la chegar vou encontrar uma daquelas filas infidaveis (bicha e no Brasil) que cortam a paciencia a qualquer um''. Mas sao ossos do oficio...Era pelo movimento (principalmente pelo Common). Incrivel que quando me aproximava deparei-me com um ambiente calmo e uma rua estranhamente vazia a exepcao da porta que estava totalmente preenchida pelo security guy.
Depois de colocar o meu segundo pe no passeio perguntei ao seguranca se ainda havia bilhetes (sim porque com a propaganda que fizeram o meu medo e que tivessem acabado). Estranho que quando fiz a pergunta ouvi mais duas vozes, alem da minha, a proferirem as mesmas palavras. Quando olhei para tras vi dois rapazes, igualmente atrasados e ansiosos a espera da resposta do seguranca.

-So tenho um bilhete. O interior da discoteca esta cheio e nao podemos deixar entrar mais do que uma pessoa. O bilhete e €10, mas nesse particular caso, possivelmente vou ter que subir o preco. Quem der mais fica com o bilhete. Acho que e o mais sensato.


Meus Deus! Tinha que ser comigo? A mim e que ele nao vai vender o bilhete, so tinha €10 nem mais um tusto...Estav f*****!! Mas nao custava nada concordar. Um dos rapazes desistiu porque pensou que fosse de graca (baaa, na queria mais nada) so me restava um para ''arrumar para o lado''.

-Bem so restam voces os dois. Comeco com €15. Alguem interresado? - questionou o seguranca

Eu estava a rezar para que a ''concorrencia'' estivesse na mesma situacao que eu. Nao e que estava mesmo? So tinha €10 tambem...fezada. Mas agora.Como e que o business segurity ia resolver a situacao? O tempo a passar e a minha raiva a subir. Depois de um momento de reflexao eis que ele sugere:

-Visto que voces os dois estao na mesma circunstancia eu propunha o seguinte: considerando que voces os dois sao amantes do movimento eu sugeria que me tentassem convencer com uma frase sobre o Hip Hop. Quem construir a melhor frase sera merecedor do bilhete. Concordam?

Ambos concordamos. O seguranca atira uma moeda ao ar para revelar qual de nos comecaria. Saiu cara e eu escolhi coroa, logo foi ele o primeiro.

- O Hip Hop tem sido um grande marco na minha vida, tornou-me numa pessoa diferente . O Hip Hop deu-me as siglas que sempre quis ter: PIMP!

As primeiras palavras soaram-me muito bem no ouvido mas o resto ( xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii) eu nao consegui esconder o meu desgosto. ''O Hip Hop deu-me as siglas que sempre quis ter: PIMP!'' O pior e que ele nao e o unico cavalo a pensar assim, rudiculos! Enfim.
My turn...

- A minha vida sem Hip Hop nao tem sentido, como a comida sem sal nao tem sabor.
Os dois olharam para mim com cara de parvos. Riam-se, riam-se que ja nem folego tinham para pronunciar uma palavra sequer. Toda aquela estupidez so poderia querer dizer uma coisa: out!

- Isso mesmo volta de onde viste.Vai la cozinhar...Ah! Nao ponhas muito sal! Ahahahaah
Destrocada... Era o sentimento que me ocupava naquele momento. Commom Sense, ate breve.

17 Abril 2006

"Es as 20 ne? Esta fixe entao. Estou a surgir com os tropas.''

Tinha acabado de falar com o Kubano ao telefone para lhe relembrar.
. Eu e a minha sister estavamos cheias de trabalho! Nos e mais umas quantas pessoas estavamos a organizar a festa de apresentacao do abum ''Rabelados'' de Kinita. Andamos duas semanas a todo o gas: colar os flyers, mandar e-mails e convites, fazer telefonemas etc, todo aquele tipo de processo que todos conhecem.
Assim que acabei de falar com o Kubano fui chamar a minha irma para sairmos de casa. Convinha nao chegar depois dos publico.
Chegamos e econtramos la com o resto do pessoal da organizacao. Eram 19.00 e o publico comecava a chegar ao Mercado. Eu fiquei a entrada para a cobranca (€5 com direito a refeicao no fim da festa) enquanto o resto ficou a dar os ultimos retoques. Muitas caras conhecidas. Ouve uma cara com a qual e cismei..Hum, estranho. Nao conhecia tal personagem, mas aquela cara...
Quando eram 20.30 sai da porta. O espectaculo ainda nao tinha comecado (para toda a boa festa ha que haver um atrasozinho para nao fugir a regra).
Kinita entra no palco ja passava das 21.00(Ups). O publico estava euforico e aliviado por saber que nao ia esperar nem mais um minuto. Kinita abre o palco com o som ''Raparigas Rapazes'' e puxa pelo pessol que esforcava-se para repetir pelo menos o refrao. Eu igualmente estava la no meio, orgulhosa com o feedback do publico.
Depois do show, o povo fazia fila para exigir a merecida refeicao. Tinhamos cahorros, bifanas, uma panelona de cachupa (nao podia faltar)e ainda a fuba da D. Isabel, comida para todos os gostos. As bebidas eram compradas a parte. Tinhamos combinado fazer a comida sem sal assim cada um punha o sal a gosto.
Estava eu a dar uma de empregada de balcao quando vi aquela cara outra vez...O meu sussego acabou. Eu quando quero lembrar-me de uma coisa a minha cabeca fica tipo sudoku.
-''Nao ponhas muito sal ya?''- disse um ''fregues''.

Minha santa! Aquelas palavras nao poderiam ter vindo em melhor altura. Como e que nao me estava a lembrar? Aquela cara pertence ao seguranca que riu, trocou das minhas palavras e estragou o meu dia naquela noite! Pensei em ir la e armar um alta barraco, mas depois pensei que poderia estragar a festa. Ele era o proximo a ser servido.

-Olhe era uma dose de cachupa com bastante sal, se faz favor.

Heheheheheheheeh. O que que ele foi dizer, melhor ideia ele nao me podia ter dado. Enchi o prato e fiz exactamente o contrario:nao pus nem um grao de sal. Estava de longe a espera que ele desse a primeira colherada.De repente ele aproxima-se com cara de quem comeu e nao gostou.

-Desculpa. Nao ouviste o que disse? Eu pedi-te que pusesses bastante sal e isto esta completamente ensonso.

- Lembro-me muito bem do que disseste, mas lembro-me mais ainda das gargalhadas que deste por eu comparar o sal com o Hip Hop. Diz-me uma coisa... A que te sabe a comida sem sal? Nao e gostosa? Eu pensei que te sabia bem. A mesma sensacao que tiveste ao saborear este prato de comida e a mesma sensacao que eu vou ter se o Hip Hop deixar de existir.

25 Agosto 2005

Depois de ter levado uma barra nada agradavel, fui me embora. Mal virei as costas oico os gritos de agonia do seguranca que engasgou-se e desmaiou de tanto rir. Esteve estendido no chao por alguns minutos ate que acordou meio atordoado. Quando vi que ele estava completamente lucido sai detras da arvore resolvi continuar o meu caminho de casa. De repente ele ve-me chama-me.

-Espera mudei de ideia, tu vais entrar.

Por mais orgulho que habitara em mim naquele momento, eu nao podia deixar que esse orgulho estragasse a minha unica oportunidade...
La dentro enquando sentia o beat de Kanye West e a voz de Common Sense eu pensava: mas que raio o fez mudar de ideia? Bem, talvez uma outra Patricia nos sonhos dele... Hehehe.

2 Comments:

At 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa maninha! Sabes mana, acho q o security ficou com a consciência pesada e sua queda foi um pretexto para sonhar e reconsiderar o q disseste. Os sonhos nos ajudam a reflectir nas atitude q tomamos, q são muitas vezes erradas

 
At 11:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

GOSTEI MUITO DA TUA AVENTURA.1000***********

 

Enviar um comentário

<< Home